terça-feira, 28 de outubro de 2014

Mapa Conceitual de Epistemologia




Explicação do mapa conceitual de Epistemologia


 Epistemologia é a parte da filosofia que investiga as relações entre o sujeito cognoscente (o sujeito que conhece)  e o objeto conhecido no ato de conhecer e o objeto conhecido no ato de conhece. Pode-se dizer que a epistemologia se origina em Platão, ele diz que "a crença é um determinado ponto de vista do sujeito. O conhecimento e a crença verdadeira e justificada." Epistemologia é a teoria do conhecimento que se estuda como o conhecimento é aprendido; se é aprendido e como se fazer para transmitir esses conhecimentos na teoria do conhecimento. Existe algumas concepções dentro da teoria do conhecimento, busca-se a resposta para a dúvida. De onde vêm essas idéias?

 O inatismo acredita que nossas idéias já estão formadas desde o princípio de nossa existência, temos idéias já definidas só não se alteram.


 Empirismo acredita que a ideia  vem a partir de experiências de vida vividas em todos os momentos de seu dia a dia. Racionalismo aborda o termo do conhecimento a partir das ciências exatas.


 Segundo o racionalismo o conhecimento é alcançado fazendo um bom uso da razão, e não dos sentidos, podem estar errados porque é possível haver engano a aquilo que ouve ou vê.


 Positivismo ajudou a fundamentar a tendência naturalista que marcou fortemente o início da constituição das ciências.


 Naturalismo representa a tentativa de emprestar o rigor do método experimental, típicos das ciências como a sociologia, a psicologia e a economia.


 Interacionista e construtivista, na concepção epistemológica interacionista/construtivista, o conhecimento é entendido como uma relação de interdependência entre o sujeito e o meio.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário