quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Entrevista realizadas com professoras, uma com vinte anos de experiência e a outra recém-contratada, apresentando seus procedimentos pedagógicos.

Entrevista feita com professora com vinte anos de magistério.

1-  Como você organiza a sua aula?

2 - Como você organiza a sua sala de aula?

3- Que metodologia você usa para ensinar?

4- Como você mantém a disciplina dos alunos em sala de aula?

5- Como você avalia o seu aluno?

6 - O que você acha das crianças do século XXI?

Respostas

1- Faço projetos bimestrais em cada projeto tem como temas assuntos que surgiram nas diversas rodas de conversas. Dentro do projeto faço um cronograma de semana em semana onde são propostas as atividades. Ex: Neste bimestre estou trabalhando com o tema Bichos de todos os tipos, montarei um bichodário com as letras do alfabeto, cada semana são trabalhados 4 animais diferentes, além de atividade de matemática, leitura de histórias, músicas, colagem e  pintura, respeitando sempre a faixa etária do grupo. Busco preparar minhas aulas sempre pensando no meu grupo e em cada atividade percebo que meu objetivo foi atingido. 
                                                                                  
2- Através da rotina diária, onde combinamos o que iremos fazer no dia, a mesma pode ser flexível.

3-  Acredito que uso a minha própria, observo muito o meu grupo e vejo o que é preciso para desenvolver minhas atividades, minhas propostas, respeitando os objetivos a serem alcançados e propostos pelo grupo, pela escola.

4- Com muita conversa e fazemos nossa rotina e combinados todos os dias,meu grupo é maravilhoso são crianças curiosas e interessadas sempre querem saber mais e mais.

5- A avaliação é contínua, através da observação, das atividades desenvolvidas pelas crianças e registros diários feito pela professora.


6- Estão cada vez mais interessadas, curiosas, espertas mais sem limites.




Entrevista feita com professora recém-formada.


1-  Como você organiza a sua aula?

2 - Como você organiza a sua sala de aula?

3- Que metodologia você usa para ensinar?

4- Como você mantém a disciplina dos alunos em sala de aula?

5- Como você avalia o seu aluno?

6 - O que você acha das crianças do século XXI?


Respostas.

1-  Por meio de um planejamento, estabeleço alguns critérios importantíssimos relevantes para a organização da minha aula.
Com a elaboração de um plano de aula antecipo minhas metas para administrar o tema proposto dentro da dala de aula, onde os meus alunos poderão desenvolver, e eu como educadora ter maior visibilidade ao tema proposto, possibilitando assim maior eficácia com o ensino e aprendizagem doas alunos, facilitando a avaliação do educador e o educando, sobre o tema, a linguagem do professor, a participação dos alunos ou até mesmo nos casos de imprevistos, o professor estar preparado para seguir e trabalhar em sala com outra abordagem ou tema.

2- A sala de aula é um dos fatores considerados de sumo importância para a aprendizagem e desenvolvimento dos alunos. Ela pode ser organizada e trabalhada de forma com que os alunos possa participar e entender o que esta sendo passado e proposto como: murais afixados ao tamanho das crianças, murais afixados na parede para fase inicial (vogais/ números), cantinho da leitura, cantinho da arte, proporcionando um ambiente alegre agradável.

3- Algumas escolas por trabalharem de forma tradicional, acaba que por sua vez prendendo o professor de explorar algumas metodologias mais didáticas. Porém essas metodologias não podem ser consideradas certas ou erradas, em sala de aula, o melhor método é aquele no qual domino, seja ele de forma tradicional ou construtivista.
Como educadora sou a favor para trabalhar com a metodologia do construtivismo onde a criança pode expressar suas idéias e seus pré-conhecimento não uma criança pré-moldada e o professor livre para aplicar e passar o conhecimento de forma fácil e compreensível.

4- A disciplina dos alunos é um dos principais requisitos para serem trabalhados dentro da sala de aula e fora pelos familiares. Em sala de aula, procuro enfatizar a importância do respeito com os colegas, professores; expectativas relacionados á disciplina o pode ou não pode ser feito na sala de aula, estabelecer prazo para entrega de atividades, assim faz com que eles possam desde pequenos compreender e respeitar aquilo que está sendo solicitada.

5- Na educação infantil, a avaliação é um processo continuo de conhecimento para com a criança, onde tudo ela observa, pergunta, questiona e nós professores temos que estar atentos á essas reflexões já para dar início á avaliação. como: desenvolvimento psicomotor (consegue pular, saltar, se movimentar bem); Cognitivo ( concentração nas atividades, criatividade nos trabalhos propostos); linguagem (intende-se bem que é falado,boa articulação).
Os itens acima são apenas uma pequena construção de um olhar global do professor, para avaliar e compreender seu processo de constante desenvolvimento.

6 - Os educandos do séc XXI estão cada vez mais ligados ao mundo da tecnologia, desde á aquisição de celulares, tablets, computadores etc. E nós educandos nada mais, temos que trazer esse conhecimento também para dentro da sala de aula, como forma de apresentar quais os benefícios que pode ser usado para a aprendizagem educacional. Pode-se levar para a sala de aula, trabalhando com ensino fundamental, algumas pesquisas, conteúdos em slides, jogos educativos, para que possa motiva-los e apresenta-los outras formas e meios de obter conhecimento.







Notamos que a professora mais experiente tem como foco a interação dos alunos elaborando um plano de ensino que capta dificuldades e desenvoltura, em um trabalho voltado para o grupo, porém atinge o conhecimento individual através da criatividade gerando interesse coletivo, se considera uma professora flexível em questão à metodologia. Acreditamos que para um melhor desempenho do educador é importante que ele adote uma teoria como base o suficiente para dar o suporte necessário para os educandos em situações diversas que acontecem a todo tempo. Porém ela consegue despertar o interesse dos alunos facilmente, pois suas propostas tem um rendimento positivo, sua avaliação é feita por meio de observação.
Conseguiu acompanhar as mudanças que aconteceram nos últimos tempos na forma de transmitir o conhecimento,em um século cheio de tecnologia e crianças  que amadurecem rapidamente, e são preparadas para conhecer o novo sempre, desde que seja de forma criativa e que supere suas expectativas.
Já a professora recém-formada é bem organizada e da extrema importância a participação na construção de seu próprio conhecimento, tomando cuidados básicos como; ter preparado um segundo plano  para que se houver um imprevistos ela estará preparada e poderá dar continuidade ao conteúdo, se importando também com o ambiente em que este aluno desenvolverá seu conhecimento, sendo um ambiente agradável e que tenha impacto na forma do aluno adquirir o conteúdo com qualidade e eficiência, preocupando-se para não cair em um estagio alienante, que muita das vezes acabam impondo métodos que alienam esses profissionais. Ela tem como foco a metodologia construtivista, destaca a influência fora da escola como a família, que se trabalhando junto com o educador, consegue um melhor rendimento e um conhecimento muito mais solido e amplo; a avaliação é vista por essa mais nova educadora  como um processo d  e desenvolvimento constante, enxerga as crianças do século XXI como educandos tecnológicos, criativos e que tem a assimilação como ponto forte, acredita que a tecnologia pode ser usada a favor da educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário